Polisono - centro de diagnóstico neurológico

Telefones: (19) 3241-5040 / (19) 3325-9077


Estágios do Sono

Desde a mais remota antiguidade o sono sempre intrigou muito o ser humano. Antigamente achava-se que o sono era um estado inerte e com a função basicamente de fazer o indivíduo repousar. Com o advento das novas técnicas de estudo e monitorização do sono como a polissonografia, descobriu-se que o sono é um estado complexo, dividido em vários estágios e em alguns dos quais ocorre uma intensa atividade do organismo, como a secreção de hormônios e a consolidação de processos de memória.

Estágios do Sono

E é por ser tão importante para o funcionamento do nosso organismo que se busca cada vez mais, melhorar a qualidade e eficiência do sono. Sabe-se que esta melhora correlaciona-se diretamente com uma melhor a qualidade de vida.

O sono divide-se nos seguintes estágios:

Estágio 1: é o estágio inicial, apresenta curta duração e caracteriza-se por uma atenuação da atividade elétrica cerebral, com ondas de menor freqüência que no estado de vigília e presença de movimentos oculares lentos.

Estágio 2: é o estágio que tem maior duração e caracteriza-se por alguns grafoelementos como os fusos do sono e os complexos K.

Estágios 3 e 4 são caracterizados pelo predomínio de ondas lentas.

Sono REM ( "Rapid Eyes Movement") trata-se de um estágio que ocorre predominantemente na segunda metade da noite. É geralmente no sono REM que ocorrem os sonhos e processos importantes de consolidação de memória. É chamado "REM " porque ocorrem períodos de movimentos rápidos dos olhos. Outro fenômeno que ocorre no sono REM é a hipotonia muscular. Nos pacientes que têm apnéia do sono, é no sono REM que as apnéias predominam.


Polisono

Criação e Desenvolvimento Princi Agência Web

R. Frei Antônio de Pádua, 1382
Jardim Guanabara
Campinas SP
CEP 13073-330
  • (19) 3241-5040
  • (19) 3325-9077

Horário de funcionamento da secretaria:
8:00 às 12:00 h e das 13:00 às 17:00 h